domingo, 17 de abril de 2011

Link Building o que é? E como iniciar?

Uma das estratégias que estão sendo utilizadas hoje em dia como uma das técnicas de SEO (Otimização de Sites, que se refere ao conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca) é o Link Building. A técnica nasceu dos estudos feitos em cima de uma das características de rankeamento das páginas do Google, que se utilizam, dentre outros fatores, da quantidade de páginas que possuem links que remetem para sua página. Mas é muito comum para as pessoas que estão iniciando pensarem que é apenas isso. É importante levar em consideração outros fatores para a implementação e a manutenção de sua estratégia de Link Building para que sua página efetivamente conquiste mais posições nos buscadores. Confira algumas dicas para alinhar e tornar mais efetiva sua estratégia:



Qualidade antes de quantidade


Este talvez seja o principal erro dos desenvolvedores que estão implementando estratégias de Link Building em seus sites. O Google, por exemplo, não torna relevante apenas a quantidade de links que estão apontando para o seu site, mas sim a qualidade dos sites que estão enviando internautas para sua home Page. Por exemplo, se os sites que estão direcionando para sua página forem pouco visitados, ou ainda terem problemas de programação nas páginas que não permita um relacionamento amigável do Google com o código fonte ou ainda a página possuir conteúdo pouco procurado, os links não terão relevância alguma para os buscadores, e, no caso do Google, podem até mesmo prejudicar sua página no posicionamento global.

http://oficinada.net//imagens/coluna/2960//liiink.jpg

Uma boa dica de divulgação de links nas páginas são as redes sociais. No caso das mais famosas, como Twitter, Orkut e Facebook, o algoritmo do Google não analisa os perfis dos usuários que estão divulgando seus links, mas sim a qualidade da página de uma forma geral. Como estas redes sociais dificilmente possuem problemas com os buscadores, o que realmente vai contar nesses casos é a quantidade. Claro que sabemos que se a divulgação dos links sejam feitas por perfis populares, consequentemente haverá uma maior possibilidade de propagação dos links, mas repito, neste caso a quantidade sim vale mais que a qualidade.


Feeds, feeds e mais feeds


Feeds são uma das ferramentas mais eficazes na divulgação de páginas na internet e propagação dos links de uma forma segura e com qualidade. E a explicação é simples. Um feed não morre no usuário final, mas o recurso também pode ser utilizado por outros sites que possuam interesse em divulgar os conteúdos de seu site. Não é apenas uma propaganda, mas sim um agregador de informação e conteúdo. Ou seja, na medida em que seu site disponibiliza conteúdos que são bastante buscados na internet, os usuários que agregam seus feeds em outro site automaticamente também estão contribuindo para o aumento da audiência do próprio site, em um sistema “ganha-ganha” dentro das regras do Google e em comprometer o trabalho de ninguém, tanto da pessoa que está disponibilizando o feed quanto do desenvolvedor que está agregando o feed.


Atitudes simples podem mudar tudo


Parece frase de autoajuda ou daquela pessoa que diz que basta apenas mudar alguns hábitos na sua vida para ganhar hábitos saudáveis e assim ficar mais tempo no Planeta Terra. Mas a frase também pode ser aplicada para a divulgação do seu site e assim contribuir para sua estratégia de Link Building. Afinal de contas, você provavelmente está pesquisando horas e horas nos melhores diretórios para cadastrar seu site, mandando seu link através da rede social para todos seus amigos e inimigos, perdendo horas de sono produzindo conteúdo de qualidade... mas... seu site está na assinatura do seu e-mail? Parece brincadeira, mas é a pura verdade. Muitas pessoas deixam de divulgar seu site de formas simples apenas por puro esquecimento ou falta de atenção. Não são apenas empresas que podem possuir assinaturas de e-mail personalizadas, mas pessoas físicas também. Se você utiliza bastante esta ferramenta de comunicação está perdendo um tempo precioso de divulgação deixando de incluir uma assinatura de e-mail com o link para sua página na internet. Além de ficar martelando o tempo todo sua home nas caixas de e-mails das pessoas (sem enviar spam, lógico) o Google ainda leva em consideração estes links, principalmente se eles estão em caixas do Gmail.

http://oficinada.net//imagens/coluna/2960/inbound-links.gif

Outra medida fundamental é não esquecer de incluir sua página nos seus perfis em todas as redes sociais, e não apenas divulgando através de mensagens. Nas redes sócias também é importante que os usuários não fiquem apenas mandando spam com sua página na internet, mas que ele também participe de atividades relacionadas ao seu site. Assim, a divulgação acontecerá de forma natural, um pouco mais lenta, mas como maior eficácia.

Mais uma forma simples é a troca de links. Entrar em contato com pessoas que possuem sites de assuntos relacionados e colocar um link para o site da pessoa enquanto ela coloca um link para o seu. Mas tenha cuidado, utilize esta técnica com moderação, pois o Google não vê com bons olhos este tipo de divulgação.


Divulgue seus artigos


Outra forma interessante de divulgar sua página é através da divulgação de artigos que relacionem, ao final da postagem, seu endereço na internet. Existem vários diretórios de qualidade na internet feitos apenas para divulgação de seus links.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...