terça-feira, 15 de novembro de 2011

Nova geração de baterias com grafeno pode durar até dez vezes mais

 
(Fonte da imagem: Universidade Northwestern)

 Além do salto na capacidade de carga, novos modelos recarregarão em apenas um décimo do tempo que levam as baterias atuais.

Pesquisadores da Universidade Northwestern, situada nos Estados Unidos, afirmam ter criado um novo tipo de bateria de íons de lítio, a qual é capaz de durar até dez vezes mais que os modelos atuais, presentes em celulares e notebooks. De acordo com os dados da pesquisa, o aumento de dez vezes é válido também para a velocidade de recarga do componente.

A hora do grafeno

Harold Kung, professor encarregado pelo projeto, explica que a diferença das novas baterias está no uso do grafeno - um componente que também está sendo estudado para uso em processadores, devido às altas velocidades que ele suporta.

O grafeno é disposto em inúmeras camadas dentro do componente, cada uma delas tendo apenas um átomo de espessura. Os íons de lítio são colocados entre o grafeno, com o diferencial de que agora têm acesso a atalhos dentro da estrutura, o que agiliza todo o processo de recarga.

A preocupação dos pesquisadores no momento é referente à durabilidade da tecnologia e dos materiais, já que com apenas 150 ciclos de carga a capacidade da bateria baixou pela metade. Para saber mais sobre o projeto, consulte a página oficial da Universidade Northwestern.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...