sexta-feira, 8 de julho de 2011

TIM compra provedor de bandalarga por US$1 bi


A expectativa é que o negócio seja concluído no quarto trimestre e gere economias de 1 bilhão de reais ao longo de três anos, afirmou a TIM.

Reuters. Por Alberto Alerigi Jr. - O grupo de telefonia TIM Participações fechou acordo para comprar a empresa de telecomunicações da elétrica AES no Brasil, Atimus, por cerca de 700 milhões de euros (1 bilhão de dólares), reforçando sua infraestrutura nas importantes regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.
A Atimus, dividida em AES EP Telecom e AES Com Rio, tem operações em 21 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo serviços de Internet e banda larga por meio de uma rede de fibra óptica de 5,5 mil quilômetros com capacidade de 0,6 terabyte.
A expectativa é que o negócio seja concluído no quarto trimestre e gere economias de 1 bilhão de reais ao longo de três anos, afirmou a TIM.
"A AES EP Telecom e a AES Com Rio são provedoras de infraestrutura e soluções para comunicação de alta performance, que atendem os principais municípios das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, abrangendo um mercado potencial de aproximadamente 7,5 milhões de domicílios e mais de 500 mil empresas", afirma a TIM em comunicado ao mercado.
Sob os termos do negócio, a Atimus ficará abaixo da unidade TIM Celular. A Atimus é controlada pela Brasiliana, que por sua vez é detida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela norte-americana AES.
Os valores de avaliação das duas empresas foram definidos como 1,128 bilhão de reais para a totalidade das quotas da AES EP Telecom e 473 milhões de reais pela totalidade das ações da AES Com Rio.
A aquisição da Atimus ocorre depois que a TIM comprou a operadora de telefonia de longa distância Intelig em 2009, em meio a uma estratégia para obter reduções de custos e mais capacidade por meio da operação de infraestruturas próprias de fibra óptica. Acontece também depois que a Brasiliana anunciou em maio deste ano que estava avaliando uma venda da AES EP Telecom e da AES Com Rio.
Segundo a AES Eletropaulo, a operação deve gerar um impacto positivo de aproximadamente 450 milhões de reais no lucro líquido da companhia se for concluída no quarto trimestre.
Antes de ser adquirida, a Atimus tinha um plano de investimento de 400 milhões de reais até 2015. No primeiro trimestre, a companhia teve lucro líquido de 18,3 milhões de reais e receita líquida de 56,4 milhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da empresa no período foi de 34,9 milhões de reais, com margem de 62 por cento.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...