quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lançado Mono for Android 1.0 - mas não é gratuito

Novell lançou oficialmente o Mono for Android 1.0, um framework que permite criar apps nativas para Android em C#. Ele completa o MonoTouch, que oferece a criação de apps em C# para iOS.

O Mono, como muitos sabem, é uma implementação open source do .NET Framework da Microsoft. Dada a flexibilidade ele não fica restrito apenas a PCs, podendo ser expandido para uma infinidade de dispositivos, ambientes, arquiteturas e plataformas em geral.

O MonoTouch foi lançado em 2009, passando por algumas adaptações no código para satisfazer as exigências da Apple quanto ao desenvolvimento de apps para seu sistema mobile. Nesse sentido o Mono for Android não tem limitações, podendo aproveitar todo o potencial do compilador JIT.

O Mono for Android pode ser integrado ao Visual Studio no Windows ou ao MonoDevelop no Mac OS X. O visual das apps seguirá a API nativa da plataforma, no caso, Android.

Embora tenha espírito aberto, sendo uma "implementação open source do .NET...", o Mono for Android é comercial. A licença custa $399 para desenvolvedores individuais e $999 para a edição 'enterprise' mais poderosa. Há mais detalhes no site oficial.

Muitos podem criticar pelo fato de ser comercial, mas também não dá pra reclamar tanto - as origens dele já não são grande coisa para o mundo open source "gratuito".

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...