quarta-feira, 16 de março de 2011

Solucionando problemas

Montar micros é relativamente simples. A grande maioria dos componentes pode ser encaixado apenas de um jeito e existem travas e chanfros nos encaixes que evitam muitas combinações de componentes incompatíveis, como encaixar um pente DDR em uma placa que só suporta módulos DDR2.

Embora a qualidade geral dos componentes seja melhor hoje do que era em 2000 ou 2002, por exemplo, componentes com defeitos de fabricação ainda são uma ocorrência comum. Em inglês, eles são chamados de "DOA" (dead on arrival), ou seja, já são vendidos com defeito, devido a danos ocorridos durante o transporte, ou à falta de controle de qualidade por parte do fabricante.

Embora possam ser trocados dentro da garantia, na maioria das vezes sem dificuldades, estes componentes defeituosos acabam causando dor de cabeça para quem monta micros, já que além do tempo necessário para diagnosticar o problema, você perde tempo para trocar a peça.

Antes de mais nada, comece fazendo uma verificação geral, checando se os conectores da fonte estão bem encaixados na placa-mãe e se o conector P4 está instalado (a maioria das placas atuais não inicializa com ele desconectado), se a placa de vídeo e outros periféricos estão bem encaixados, se todos os cabos IDE e SATA estão em ordem e se os botões do gabinete estão ligados nos pinos corretos do painel da placa-mãe.

Outra dica é que muitas placas atuais não inicializam se o cabo de energia do cooler estiver desligado, uma precaução contra danos ao processador causados por superaquecimento. Se você está usando um nobreak ou estabilizador, experimente também tentar ligar o micro sem ele. Não é incomum que estabilizadores de muito baixa qualidade, ou com defeito, forneçam uma corrente de saída tão instável que a fonte (por segurança) desative o sinal de "power good" para a placa-mãe. Sem o sinal a placa não inicializa, como se o micro estivesse desligado da tomada.

Depois de excluir as possibilidades mais óbvias, o procedimento padrão para solucionar problemas é desconectar todos os dispositivos não-essenciais, deixando apenas a placa, processador (e cooler! :), um dos pentes de memória e (no caso das placas de vídeo onboard) também a placa de vídeo. Se o micro passar a completar o POST, você pode voltar a instalar os demais componentes, um a um, até achar o culpado. Muitas vezes você vai acabar descobrindo que o problema era simplesmente mal contato em algum dos encaixes.

Experimente também mudar as placas de posição. É muito comum que uma placa não seja detectada ao ser plugada em um determinado slot, ou mesmo faça com que o micro simplesmente pare de inicializar, mas funcione perfeitamente em outro. Isso pode ocorrer por defeitos nos contatos do slots, oxidação (no caso de micros usados) ou simplesmente por mal contato ao instalar a placa no primeiro slot.

Ao dar manutenção em micros antigos, é importante também limpar os contatos das placas e dos módulos de memória, já que a oxidação dos contatos é uma das principais causas de mal contato. A limpeza pode ser feita usando uma borracha de vinil ou, na falta de uma, usando uma cédula em bom estado que tiver no bolso. O papel moeda é abrasivo, por isso também funciona bem como limpador de contatos.

Se, por outro lado, o micro não liga nem mesmo na "configuração mínima", comece verificando coisas básicas, como a chave 110/220 da fonte e a posição do jumper Clear CMOS. Experimente também limpar as configurações do Setup, removendo a bateria e mudando o jumper Clear CMOS de posição por 15 segundos. Outra opção para limpar as configurações do Setup é usar uma moeda ou chave de fenda para fechar um curto entre os dois polos da bateria, também por 15 segundos:

A partir daí, o jeito é partir para a experimentação, trocando o módulo de memória, a fonte, placa de vídeo, processador e, por último, a própria placa-mãe, até descobrir o culpado.

Embora estejam longe de serem um indicador preciso, os códigos de erro do BIOS, emitidos através do speaker podem dar pistas do que está errado em muitas situações. Os códigos de erro variam de acordo com o BIOS usado, mas estes são os códigos mais comuns, válidos para a maioria das placas:

1 bip curto: Este é o bip de confirmação emitido quando o POST é realizado com sucesso e nenhum erro é detectado.

nenhum bip: Se os coolers giram, mas o micro não inicializa e nenhum bip é emitido (e você já verificou se o speaker está realmente conectado), temos muito provavelmente um problema grave na placa-mãe ou processador. Isto também acontece ao tentar ligar o micro sem o processador ou sem nenhum módulo de memória instalado. Se realmente nada funciona (os coolers não giram, nenhum sinal de vida) então provavelmente o problema está na fonte (ou no estabilizador, ou em qualquer outro ponto da instalação elétrica) ou mesmo no botão de força do gabinete (você pode tê-lo ligado nos pinos errados da placa-mãe, por exemplo).

2 bips: Este é uma espécie de "erro geral", similar a uma tela azul do Windows. O POST falhou por uma causa desconhecida. Aqui não existe muito o que fazer além de recorrer ao método de tentativa e erro até descobrir o que está errado.

1 bip longo e 1 bip curto: Problema na placa-mãe (erro genérico que apenas indica que algo está errado, sem oferecer detalhes).

1 bip longo e 2 bips curtos ou 1 bit longo e três curtos: Problemas na placa de vídeo (ou falta dela). É muito comum que a placa de vídeo esteja ok, porém mal encaixada ou com os contatos oxidados. Experimente remover a placa, limpar os contatos usando uma borracha de vinil ou uma cédula e instalá-la novamente. A maioria das placas continua o boot depois de emitir o erro, permitindo que você acesse o micro via rede, mas muitas realmente não inicializam até que você resolva o problema.

3 bips longos: Erro no teclado. Este erro é relativamente raro. Ele não é emitido quando o teclado não está instalado, mas sim quando ele está presente, mas o controlador está com algum defeito ou curto-circuito.

2 (ou mais) bips longos: Problema grave nos módulos de memória RAM. Este erro é gerado apenas quando o módulo de memória está instalado, mas é detectado um erro nos primeiros 64 KB, ou quando ele não passa pelo teste de contagem de memória do BIOS. É raro que um pente de memória realmente chegue a ficar danificado a ponto de causar este erro (danos nos módulos, causados por estática são geralmente mais discretos, afetando apenas uma pequena faixa de endereços dentro do módulo), o mais comum é que exista algum problema inesperado de compatibilidade entre ele e a placa-mãe. Antes de mais nada, teste o micro usando um módulo diferente (se possível de outro fabricante) e teste o módulo que causou o erro em outra placa diferente. É bem possível que ambos estejam bons.

5, 6 ou 7 bips curtos: O processador está encaixado, mas com algum dano grave. Em algumas placas este erro é emitido também quando o processador está superaquecendo (o cooler está mal encaixado ou não está instalado, por exemplo).

9 bips: Erro na gravação do BIOS, ou danos no chip de memória Flash onde ele está gravado. Também não é um erro comum, pois quando você tenta fazer um upgrade de BIOS e ele é malsucedido, a placa simplesmente deixa de funcionar, ou inicializa utilizando algum sistema de proteção incluído pelo fabricante. Erros físicos no chip de memória Flash são bastante raros.

Vamos a uma pequena lista dos sintomas relacionados a defeitos em cada componente:

Placa de vídeo: As placas 3D atuais são praticamente computadores completos, que possuem não apenas um processador (a GPU), mas também memória e circuitos de alimentação próprios. Muitas placas inclusive obtêm energia diretamente da fonte, através e um conector molex ou PCI Express de 6 pinos.

Os problemas mais comuns com as placas de vídeo são defeitos causados pelo desgaste dos capacitores, assim como no caso da placa-mãe. O defeito começa se manifestando nos jogos mais pesados (quando o consumo elétrico da placa e conseqüentemente o stress sobre os capacitores é maior) e vai progredindo gradualmente até que a placa realmente pare de funcionar. Nesse caso, é possível que o PC simplesmente não funcione com a placa espetada, que a placa-mãe passe a emitir bips, como se não houvesse placa de vídeo, ou que o micro inicialize normalmente, mas nenhuma imagem seja exibida no monitor.

Placas de vídeo também podem apresentar defeitos na memória. Se o defeito for na área reservada ao frame-buffer (mais raro), você notará corrupções na imagem, desde o início do boot. Se os defeitos forem no bloco principal, reservado ao processamento 3D, você notará texturas corrompidas e, em muitos casos, também travamentos durante os jogos.

Assim como no caso do processador, podem existir casos de incompatibilidade entre placas de vídeo e placas-mãe específicas. Isso é relativamente raro nas placas PCI-Express que usamos atualmente, mas era comum ao tentar instalar placas AGP de fabricação recente em placas-mãe antigas, que não possuíam circuitos de alimentação dimensionados para suportá-las.

HD: Defeitos no HD não impedem que a placa-mãe realize o POST. O PC começa o boot normalmente, mas, por não detectar, ou não conseguir inicializar o HD, para no início do carregamento do sistema operacional. Entretanto, encaixar o cabo IDE invertido (o que é possível ao usar cabos antigos, sem o chanfro de proteção) faz com que o micro realmente deixe de inicializar. Defeitos nos cabos flat causam corrupção nos dados, o que gera sintomas parecidos com o de um HD com badblocks. Quando se deparar com problemas de leitura e gravação em HDs IDE, experimente antes de mais nada trocar o cabo.

Memória: Existem muitos casos de incompatibilidades entre determinadas marcas de memória e alguns modelos de placas-mãe. Quando o micro simplesmente não dá boot com um determinado módulo (mas funciona com outros), ou para de funcionar depois de instalar um módulo adicional, é bem provável que o módulo esteja bom e o problema seja simplesmente alguma incompatibilidade entre ele e a placa-mãe.

Normalmente os fabricantes mantém listas de módulos testados, ou de fabricantes recomendados, mas elas não têm muita utilidade na prática, pois são sempre incompletas. O melhor é não se preocupar tanto com isso e escolher as memórias com base nas características técnicas, preço e reputação do fabricante e trocar os módulos dentro da garantia em casos onde eles não funcionem em conjunto com determinada placa-mãe.

Outro tipo de defeito, mais comum, são endereços danificados no módulo. Eles podem ser causados por estática, picos de tensão, defeitos na fonte ou nos circuitos de alimentação na placa-mãe, ou mesmo desgaste prematuro causado pelo uso de tensões muito mais altas que o padrão (ao fazer overclock). Esse tipo de dano não impede que o micro complete o POST e inicialize o boot de forma normal. Entretanto, você vai se deparar com travamentos e comportamento anormal dos programas sempre que os endereços defeituosos forem usados pelo sistema. Pode ser que os defeitos estejam logo nos primeiros endereços e o sistema operacional trave durante o boot, ou pode ser que esteja no final e problemas sejam notados apenas ao rodar vários programas simultaneamente.

A melhor forma de verificar o estado dos módulos é usar o Memtest, que vimos no capítulo de memória. É sempre importante deixar o teste correndo por algum tempo depois de montar um novo micro, pois ele detecta erros não apenas nos módulos de memória, mas também no controlador de memória, trilhas e caches do processador.

O Memtest pode ser encontrado em diversas distribuições Linux, como o Kurumin, Knoppix e Ubuntu (basta usar a opção "memtest" ou "Memory Test" na tela de boot), faz parte dos utilitários incluídos no Ultimate Boot CD (http://www.ultimatebootcd.com) e também está disponível na forma de uma imagem .ISO no http://memtest86.com/.

Processador: É bastante raro que processadores novos apresentem defeitos. O controle de qualidade por parte de fabricantes como a Intel e AMD é normalmente muito bom, de forma que as chances de um processador sair de fábrica com defeitos é pequena. Danos durante o transporte também são incomuns, já que o processador é um componente pequeno e bastante resistente fisicamente. Danos causados pelo manuseio, como pinos entortados, são também fáceis de perceber.

De qualquer forma, um processador defeituoso, ou danificado por estática, pode fazer com que o micro simplesmente não inicie o boot (já que a placa-mãe precisa do processador para realizar o POST), o que é mais raro, ou que o micro funcione, mas apresente problemas de estabilidade diversos.

Note que existem muitos casos de incompatibilidade entre placas-mãe antigas e processadores lançados recentemente. Não existe nenhuma garantia de que uma placa-mãe soquete 775, fabricada em 2005 será compatível com um Core 2 Duo, por exemplo. É comum que placas precisem de atualizações de BIOS para suportarem processadores lançados após sua fabricação e, em muitos casos, existem incompatibilidades relacionadas aos circuitos de alimentação ou ao chipset usado na placa. Nesses casos, o micro pode simplesmente não iniciar o boot, como se o processador estivesse queimado, quando na realidade é a placa-mãe que não está conseguindo inicializá-lo.

Acúmulo de pó: Todo o processo de resfriamento do micro é baseado na circulação de ar (mesmo ao usar um watter cooler você precisa de pelo menos dois exaustores: um no radiador usado para refrigerar o fluído e outro na fonte de alimentação). Isso faz com que a poeira do ar se acumule nos exaustores, na parte interna da fonte e em outros componentes. A poeira acumulada prejudica a passagem do ar e a dissipação de calor, o que faz com que o micro passe a apresentar problemas de superaquecimento.

Os sintomas clássicos são que o micro inicialize forma normal, mas trave após algum tempo ligado ou ao executar tarefas pesadas. Também é possível que a poeira feche contatos entre algumas trilhas, causando erros diversos. O PC pode passar a apresentar erros relacionados à corrupção de dados armazenados na memória, por exemplo, como se existisse um erro físico nos módulos.

A solução é simplesmente fazer uma boa limpeza periódica, desmontando o micro completamente e usando ar comprimido ou um pincel para remover toda a sujeira. A fonte de alimentação também acumula muito pó, e também pode ser aberta e limpa. Entretanto, é importante tomar o cuidado de não encostar nos componentes, pois mesmo com a fonte desligada da tomada, os capacitores armazenam um volume considerável de energia.

Por Carlos E. Morimoto

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...