domingo, 6 de março de 2011

O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu através do CD alternativo

Quem usa o Ubuntu, a distribuição Linux mais popular do momento, sabe: a cada seis meses, lá vem uma nova versão, trazendo mil novidades. E, para usufruir das melhorias e correções de bugs, o final de abril e de outubro marcam os meses de seu ritual sagrado de atualização do seu querido sistema Linux.

Tempos atrás me deparei com o seguinte comentário a respeito do ciclo de atualizações do Fedora, por Ednei Pacheco: "mesmo defeito do Ubuntu: upgrade compulsório a cada 6 meses! Porquê não lançam uma versão anual (p. ex. 2010), fazem o upgrade regular dos pacotes até a liberação da nova versão da distribuição (p. ex. 2011) e aí sim, congelam a versão anterior? Pessoalmente, não aguento mais ter que ficar remexendo nas entranhas do sistema a cada 6 meses para deixá-lo "redondinho"... &-D"

Respondi a ele que "é realmente chato a cada 6 meses, mas usando a ferramenta de upgrade que vem na imagem ISO alternate (um script automático), nunca mais precisei mexer em entranha nenhuma. É só rodar o script, reiniciar, pronto: sistema atualizado e redondo."

Muita gente atualiza o Ubuntu da maneira mais muscular possível: mexendo listas do apt, etc. Mas a própria equipe do Ubuntu se encarregou de criar um programinha, que já existe há um bom tempo, que resolve isso. Mas porque o CD alternate do Ubuntu, visto aí no título da dica? Por dois motivos:

  1. O CD alternate permite que você atualize várias máquinas, como seu desktop, seu notebook e o seu outro netbook, economizando download (claro que há outras formas para essa economia). De quebra, você ainda pode repassar o CD para colegas;

  2. Este CD traz, ao invés de uma imagem para rodar em modo LiveCD, o sistema todo em pacotes.

Nota: Há ainda uma outra forma muito fácil de se atualizar o Ubuntu, via atualizador automático de pacotes da distribuição. Mas esse método fica para outra dica.

Então, mãos à obra. Comece baixando entrando na página de downloads do site oficial do Ubuntu, a saber:

http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download

Dentro desta página, clique em "Alternative downloads":

Ao longo do texto, clique no link disponível na expressão "location near you" (local perto de você, ou seja, um servidor próximo a onde você está):

E, obviamente, escolha a última versão do Ubuntu. Enquanto escrevo, a 10.10 (quanto mais para baixo, mais nova a versão):

Role a página para baixo. Você vai reparar na seção cujo título "Alternate install CD"; nela, escolha qual das duas imagens, de 32 ou 64 bits, deseja baixar. A menos que você tenha certeza absoluta que seu processador é 64 bits, baixe a de 32 bits:

Após baixar e gravar a imagem ISO usando seu software favorito de gravação de CDs, insira-o, e abra-o usando qualquer gerenciador de arquivos:

Repare o arquivo chamado "cdromupgrade". Simplesmente dê dois cliques nele (já é marcado como executável). Abrirá a janela de atualização do sistema a partir do CD, que é em suma automatizada, só te pedindo para confirmar questões relativas a configurações, basicamente.

Vale lembrar que o script é todo automático: verifica a versão atualmente instalada, atualiza configurações do apt, instala os arquivos, configura-os, baixa os pacotes que não estão no CD (como aqueles que você instalou pelo gerenciador de pacotes), enfim... Depois de dar os dois cliques nele, a única coisa que ele pede, além das confirmações simples, é para reiniciar o PC, e já permitindo a você usufruir da nova versão do sistema.

Aqui vai uma tela do aplicativo em ação:

Instalando as atualizações

Note que, "debaixo do capô", ele na verdade executa diversos aplicativos em linha de comando, como na instalação dos pacotes:

Instalando as atualizações, mas com detalhes

A partir de agora deixe de lado aqueles papos sobre a "grande dificuldade" de se atualizar o Ubuntu. Particularmente, nunca precisei remexer em nada após as atualizações, quando as efetuo desta maneira. Basta atualizar, e usar o sistema como antes.

Boa diversão!

Texto escrito por Julio Cesar Bessa Monqueiro

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...