sexta-feira, 4 de março de 2011

Asus: caixa da placa-mãe que se transforma em gabinete

Embora placas-mãe Mini-ITX possam ser montadas em um gabinete tradicional, o tamanho diminuto das placas é um convite à procura de um gabinete à altura, que permita montar um media-center discreto, ou um PC que não ocupe muito espaço sobre a mesa.
O grande problema é que tais gabinetes são raros e difíceis de encontrar sobretudo aqui no Brasil. Tendo isso em mente, a Asus apareceu com uma ideia original: transformar a caixa da placa-mãe em um gabinete temporário, que pode acomodar a placa-mãe, HD, driver óptico e uma pequena fonte de alimentação, seja temporariamente (até que o dono encontra uma gabinete adequado) ou mesmo em definitivo:
A caixa é cerca de duas vezes mais alta do que seria normalmente e usa camadas extras de papelão para oferecer uma estrutura mais firme, mas como a placa-mãe é muito menor que o normal, a caixa acaba não ocupando tanto volume assim.
Considerando que muitos gastam 300 reais ou mais em um gabinete Mini-ITX, a ideia pode não soar tão ruim assim, já que o pouco pepelão adicional não custa mais do que alguns centavos para a Asus e, uma vez fechada, a caixa não é maior do que a maioria das opções de gabinetes do mercado. Existe a questão das emissões electromagnéticas, que são parcialmente abafadas por um gabinete de metal, mas não pelo papelão, mas o risco não é maior do que ao usar o gabinete com a tampa aberta. Um outro problema potencial é a possibilidade de fogo, mas como a disispação térmica da placa e processador são baixos, este não é um grande problema, a menos que você pretenda usar alguma fonte de baixa qualidade que ofereça risco de incêndio.
As placas com as caixas-gabinetes devem chegar ao mercado a partir de junho.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...