O computador ajuda muito enquanto está funcionando, mas basta uma peça pifar para acabar com o sono de qualquer um. Algumas pessoas são radicais e formatam tudo sem investigar as possíveis causas que levaram a máquina ao óbito. Outras evitam dores de cabeça e mandam a máquina para um técnico.
Essas são algumas soluções, mas você não acha que seria bom identificar qual componente quebrou e consertar sozinho? Nós, do Tecmundo, gostamos de compartilhar conhecimento, por isso, hoje, vamos abordar algumas dicas para você descobrir qual parte do PC deu pau.
Para realizar esta bateria de diagnósticos é necessário usar o programa Hiren’s BootCD. Você deve fazer o download e gravar o conteúdo em um DVD.
Detalhe: se você comprou seu computador recentemente, leve-o até a assistência técnica e aproveite o tempo que a fabricante oferece como garantia. Se sua máquina é de alguma marca específica (como Dell, HP e outras), vale conferir se não há um software próprio para reparos.
Qual é o tipo de problema?
O computador não liga
Existem muitas maneiras de identificar que o PC está estragado. A mais óbvia é quando o PC não liga. Para esse tipo de situação, você deve seguir alguns passos para identificar qual é o problema.
- Tenha em mente que todos os componentes são suspeitos. Apesar de parecer bobo, recomendamos que você dê uma olhada se o cabo está conectado à tomada. Vale conferir se o filtro e o estabilizador estão ligados;
- Depois, veja se a chave da fonte está na posição ligada e se ela está configurada para a tensão correta;
- Será necessário abrir o gabinete, portanto, pegue a chave adequada e retire a tampa. Caso sua placa-mãe tenha um LED de energia, observe se ele está aceso;
- Agora, verifique se os cabos internos de energia estão devidamente conectados à placa-mãe. Vale consultar o manual para descobrir o posicionamento correto deles;
- Repare se as memórias estão devidamente encaixadas. Para acabar com dúvidas, remova os módulos e recoloque-os;
- Confira se, após uma queda de energia, nenhum componente queimou (observando se não há um chamuscado em alguma delas);
- Caso você tenha placas conectadas aos slots, retire-as para verificar se nenhuma está com defeito;
- Desconecte o HD e drives de DVD;
- Se sua placa-mãe suportar inicializar sem os módulos de memória, tente ligar o PC;
- Nada funcionou? O problema possivelmente está na CPU, na fonte ou na própria placa-mãe. É bom lembrar que fontes com proteção não permitem ligar o computador quando algo está em curto-circuito;
- Bom, se essas dicas não ajudaram, recomendamos que você busque a ajuda de um técnico capacitado.
Barulho (apito) ao ligar o computador
Há formas de identificar qual componente está estragado apenas ouvindo o apito da placa-mãe. Veja como você pode identificar o problema.
- Tenha em mente que, neste tipo de situação, algum componente está mal-encaixado ou com defeito;
- Primeiro, confira o manual da placa-mãe para saber o que o barulho significa. Apitos com intervalo podem indicar problema de memória. Um apito prolongado pode sugerir algum problema com energia;
- Depois de saber o que está com defeito, abra o gabinete e verifique se tudo está devidamente encaixado. Se for possível, remova o componente estragado e tente ligar a máquina;
- Muitas vezes, retirar os componentes não resolve o problema. Recomendamos que você use um pincel para efetuar uma limpeza nos slots;
- No caso das memórias, tente passar uma borracha nos contatos.
Travamento sem tela azul (tela congelada)
Algumas vezes, o PC está funcionando normalmente, mas, de repente, o sistema congela e só resta a alternativa de reiniciar a máquina. Nessa situação, você pode seguir os passos abaixo para encontrar o problema.
- Primeiro, ouça o barulho do HD. Se houver algum ruído bizarro, será necessário fazer um teste de HD fora do sistema. Ainda que você não ouça sons diferentes, vale um teste para averiguar se não há a presença de bad blocks;
- Insira o CD do Hiren’s BootCD;
- Se o seu HD for Seagate ou Maxtor, inicie a ferramenta Seagate Wizard;
- Caso o disco seja de outra marca, no menu principal do Hiren’s BootCD abra o Dos Programs. Aguarde carregar e acesse a opção Hard Disk Tools. Verifique se não há um software para seu disco. Há opções para Samsung, Western Digital, IBM, Toshiba e Fujitsu;
- Há também uma ferramenta universal, mas, antes de executá-la, vale usar o Hard Disk Sentinel para conferir a temperatura e informações sobre a saúde do dispositivo;
- A temperatura está ok? Então, é hora de executar o aplicativo de testes. No menu de programas do Dos, escolha o item “1. HDAT2 4.53 (Test/Repair Bad Sectors)”. Aguarde o carregamento dos drivers e escolha o HD que deseja verificar. Use a opção “Drive Level Tests Menu (Check and Repair bad sectors)”;
- O tempo de verificação varia conforme a capacidade do HD.
- Nenhum problema constatado? Para verificar problemas no sistema, recomendamos que você use o disco original do Windows e execute a ferramenta de recuperação;
- Se o erro não for corrigido, pode ser que exista um problema de partição. Recomendamos que você faça um backup dos seus documentos em um HD externo;
- Por fim, formate o disco com alguma das ferramentas disponíveis no Hiren’s BootCD ou com a ferramenta do Windows.
Travamento com tela azul
Outros erros podem ser constatados quando o Windows apresenta a famosa tela azul da morte. Veja o que fazer para solucionar o problema:
- Verifique a temperatura da CPU na BIOS da placa-mãe. Navegue pelos menus para encontrar tal detalhe. Compare com o valor máximo relatado pelo fabricante;
- Se você não encontrar, use o Hiren’s BootCD. Abra o item Dos Programs, selecione “System Info Tools” e abra o HWInfo. Quando o software carregar, clique em “Menu Test” e pressione “Enter” em “Sensor Status”. Verifique se a temperatura não está alta;
- O processador está ok? Então, vamos analisar a Memória. Abra o MemTest86+ no menu do Hiren’s BootCD. Agora, pode tomar um café, pois o teste demora muito. Se você tiver mais do que 4 GB, aguarde sentado. Se os módulos estiverem em perfeito estado, o programa vai exibir a mensagem: “Pass complete, no errors”;
- Nenhum problema com a memória? Então, abra o gabinete e remova as placas adicionais. Se o PC está ligando, tudo indica que nenhuma está com curto-circuito, portanto, você pode remover cada uma separadamente para descobrir qual delas está com problema;
- Removeu todas as placas e o problema persiste? O erro pode estar no chipset da placa-mãe. Neste caso, tente atualizar os drivers, baixando a versão mais recente do site da fabricante;
- Não resolveu? Confira se outros drivers estão atualizados e se algum programa instalado recentemente não ocasionou o problema de tela azul;
- Se nenhuma solução surtiu efeitos, talvez uma formatação seja necessária;
- Caso você formate e não obtenha bons resultados, busque um técnico capacitado.
Busque ajuda
Enfim, tenha em mente que nem sempre é possível resolver tudo. Nem mesmo os melhores profissionais podem consertar alguns componentes, portanto, esteja ciente de que nossas dicas são gerais e nem sempre vão resolver todos os seus problemas.
Muitas vezes, vale a pena procurar respostas em fóruns e sites especializados, pois é possível que outras pessoas já tenham passado pela mesma situação. Caso você pretenda levar o PC para um técnico, recomendamos a realização de um backup do disco. Por hoje é só! Até uma próxima!
0 comentários:
Postar um comentário