terça-feira, 3 de maio de 2011

PC lento? Veja algumas dicas para melhorá-lo

Exemplo e dicas simples de como conciliar o seu Hardware com o Software que você precisa.

Para começar vou fazer uma pequena citação de Eridenes -que diz que: Hardware é aquele que a gente chuta e Software é aquele que a gente xinga.

Seguindo essa linha de pensamento percebemos o quanto os dois são "unidos" pelas pessoas, mas existe um porém, quantas pessoas você conhece e que tem aquele bom e velho PENTIUM 4 de 1.6GHz e com 1GB de memória RAM e que essas mesmas pessoas tentam por exemplo utilizar o photoshop CS5 ou tentam executar algum jogo top de linha e não aceitam travamentos da máquina? Alguns não é? Pois bem, conheço várias pessoas que simplesmente "exploram" o computador e acham que mesmo sendo um PC simples eles tem a obrigação de "rodar" tudo o que for instalado neles.
http://oficinada.net//imagens/coluna/2989/computador_travado.jpg

Agora você deve estar se perguntando: sou um desses casos, o que eu devo fazer se preciso fazer algumas coisas e meu pc não é tão bom? A resposta é simples, busque alternativas, por exemplo, você tem um computador com a seguinte configuração: Pentium Dual Core de 1.6 GHz - o mais comum - e que essa máquina tem 1GB de memória RAM e você gosta de fazer aquelas "edições" nas suas fotos para posta-las no Orkut ou no Facebook, mas para isso você utiliza por exemplo o Photoshop CS5 e que provavelmente você faz isso escutando música, acessando a internet com várias páginas abertas ao mesmo tempo e ainda conversa com os amigos no Messenger e sofre com lentidão.


Editando foto com PC lento


Então encontramos o problema; se você utiliza o photoshop apenas para fazer pequenas edições como adicionar textos, bordas ou algo do tipo você poderá muito bem executar essas mesmas edições utilizando o Gimp por exemplo ou alguma versão mais antiga do editor da Adobe - Photoshop CS3 que atende a maior parte das necessidades -, estes mesmos programas consomem uma menor quantidade de recursos do computador e isso possibilita que você aumente a vida útil do seu computador e evita também as dores de cabeça com o PC travando.


PC lento? É melhor não manter programas que são pouco utilizados.


Outra boa dica é evitar deixar programas velhos instalados no pc, como por exemplo aquele programinha que você usou uma única vez para "baixar" um vídeo legal do youtube, ou por exemplo aquele outro conversor de vídeo que você utilizou para converter o vídeo que você "baixou" da internet e nunca mais usou. Esse tipo de hábito é mais comum do que se imagina e também é desnecessário, evite acumular programas bobos ou sem utilidade no pc, só deixe aqueles que você utiliza regularmente, dessa forma sua máquina trabalha melhor e de forma mais eficiente.


PC lento: Mantenha o PC limpo.


Outra dica além de utilizar ferramentas alternativas e evitar programas desnecessários é procurar manter o seu computador sempre limpo, não só o registro do sistema ou os arquivos temporários - que geralmente deixam o PC lento demais - mais também limpar fisicamente o nosso querido Hardware, mas como fazer essa "limpeza"? Simples. A limpeza do SO você mesmo pode fazer através de programas como o Ccleaner,Free System Tuner ou System Mechanic, estes programas tem funcionalidades que vão desde a limpeza completa de arquivos temporários até a desinstalação de programas e melhoria de performance do computador.


Lembre-se de limpar o hardware também


Bom, já dada a dica de como "limpar" o SO vamos a tarefa de fazer o mesmo com o computador em si, essa tarefa é tão simples quanto a outra, caso você tenha um mínimo de conhecimento sobre o manuseio de hardware, vá em frente, pegue um pincel, uma chave de fenda e uma chave estrela e mãos a obra, ah, não esqueça de verificar a pasta térmica do processador - essencial para o bom funcionamento e resfriamento do mesmo, caso você não tenha este conhecimento aconselho a você procurar um bom técnico que seja capacitado e competente e nem pensar em chamar seu vizinho que sabe formatar computador porque as vezes o barato - as vezes de graça - pode sair caro - caso dê defeito em alguma peça, por isso procure um profissional competente e seja amigo do seu PC, afinal ele é seu amigo também.







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...