sexta-feira, 8 de abril de 2011

Firefox 5 chegará dia 21 de junho, e Firefox 6 em 18 de agosto de 2011

A Mozilla soltou um modelo de desenvolvimento mais detalhado para o Firefox. O modelo atual diz que o Firefox 5 chegará no dia 21 de junho de 2011, e o Firefox 6 chegaria no dia 18 de agosto de 2011. Estas datas podem mudar, mas é o que a companhia está se focando no momento. No caso, todas as alterações ao código-fonte do Firefox inicialmente estariam integradas ao repositório Mercurial do mozilla-central.

Em intervalos programados (tipicamente 6 semanas), as alterações seriam importadas do mozilla-central para um dos três outros canais (recursos maiores e projetos são geralmente desenvolvidos inicialmente em outros repositórios). Além do mozilla-central, atualmente chamado de "nightly", haveria ainda o firefox-experimental, firefox-beta e Firefox (release), cada um com seu próprio repositório Mercurial. Esses nomes são ainda provisórios, e a Mozilla poderá mudá-los em breve.

O canal firefox-experimental receberá novos recursos em intervalos regulares, mas só alguns deles poderão ser desabilitados, se for constado que precisam de mais trabalho sobre eles. O canal beta recebe somente novos recursos que são listados para o próximo lançamento do navegador; novos recursos nunca são diretamente adicionados aos canais firefox-experimental ou firefox-beta. No geral, cada estágio do processo durará pelo menos 6 semanas, mas por causa da sobreposição do desenvolvimento, podemos esperar uma nova versão a cada 6 a 12 semanas.

O Firefox 5 será particularmente diferente dos futuros lançamentos, devido ao atraso no desenvolvimento do Firefox 4. A Mozilla anunciou mês passado que o Firefox 4, 5, 6 e 7 serão lançados ainda em 2011; veremos se a companhia consegue gerenciar melhor a raposa desta vez.

texto escrito por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 8 de abril de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...