segunda-feira, 7 de março de 2011

Google remove aplicações maliciosas do Android remotamente

O Google respondeu no sábado ao recente escândalo dos malwares no Android. Na ocasião mais de 50 apps maliciosas foram colocadas no Android Market e baixadas por milhares de pessoas; apps essas que poderiam roubar informações do usuário e abrir as portas para invasões futuras.
O ataque não tem efeito no Android 2.2.2 ou superior, mas o problema foi grave já que muita gente usa uma versão bem desatualizada - culpa da forma de atualização do sistema, que fica por conta dos fabricantes.
A principal medida tomada foi remover remotamente as aplicações. Segundo o post no Google Mobile Blog (oficial) os usuários receberão um e-mail - que já deve ter chegado para várias pessoas. O sistema de remoção remota é usado em casos extremos como esse, onde o Google tem o poder de desinstalar apps do smartphone mesmo sem o consentimento do usuário. A nível de privacidade e liberdade isso é crítico, mas como é usado teoricamente apenas nesses casos, os clientes normalmente não reclamam. Quem reprova esse poder do Google de remover remotamente aplicativos, em primeiro lugar não deveria usar o Android :P
Outra medida é a instalação automática do "Android Market Security Tool March 2011" - mas não dizem exatamente o que essa ferramenta faz. Em outras palavras dizem que estarão trabalhando inclusive com os parceiros para evitar casos como esse.

Texto escrito por Marcos Elias Picão

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...