segunda-feira, 14 de março de 2011

Conexão sem fio 'de casa' é 30% mais lenta, afirma pesquisa

A velocidade de download cai em cerca de 30% quando está sobre Wi-Fi, em grande parte devido a fatores ambientais em residências, que estão fora do controle dos ISPs, segundo pesquisa feita pela empresa Epitiro. Além disso, a latência é aumentada de 10% a 20% com perda de pacotes, e o jitter negativamente afetado via conectividade sem fio. A Epitiro apresentou os dados de um novo relatório após a análise de mais de 14 mil usuários em quatro países.
A companhia tentou quantificar a diferença de desempenho entre as conexões com e sem fio, a fim de obter mais conhecimento a respeito dos motivos de uma tecnologia de acesso mais lenta tornar-se tão popular entre os consumidores. Testes de laboratório mostraram que as velocidades de download reduzem drasticamente à medida que a intensidade do sinal é reduzida. O impacto da qualidade da experiência (Quality of Experience - QoE) também foi investigada para entender a relação entre velocidades e a potencial satisfação do usuário com aplicativos comuns.
Obviamente, à medida que as velocidades caíram, os usuários notificaram uma diferença no tempo de download de um arquivo grande. Em suma, os dados sugerem que atividades populares como trocar emails e navegar na Web não são tão visivelmente afetados pela velocidades mais lentas quando o sinal é excelente ou bom. Já a visualização de vídeos online, VoIP, e jogos online, contudo, são impactados pela alta latência e perda de pacotes em conexões Wi-Fi.
O relatório ainda conclui que "como as vendas de dispositivos sem fio (laptops, notebooks, tablets, smartphones) já superam as de desktops, é evidente que a conectividade sem fio (Wi-Fi) é importante para os consumidores. Implica também que o consumidor tem uma experiência prática das limitações com o acesso via Wi-Fi, e aceita estas [limitações] para o benefício da mobilidade. A Epitiro consequentemente recomenda que os ISPs e os reguladores poderiam se beneficiar de medição da qualidade da experiência, além das tradicionais análises de qualidade serviço."
Texto escrito por Julio Cesar Bessa Monqueiro

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...